Publicado 14/03/2011 – Editado 21/09/2022

 

Tudo teve início quando Alessandra e Sander tentaram auxiliar o filho Gabriel numa pesquisa escolar, na qual deveria falar sobre o bairro onde morava, contando um pouco da história local. Ao buscar na internet informações sobre Benfica, encontramos apenas uma pequena nota com dados sobre localização e número de habitantes.

Envolvidos com o trabalho de artes gráficas e criação de páginas para internet, Sander, nascido em Benfica, e Alessandra, moradora do bairro desde 1986, pensaram em desenvolver um site onde pudessem registrar um pouco da história de Benfica e região e mostrar o que acontece atualmente no local. Dessa forma, outras pessoas posteriormente teriam uma fonte maior de pesquisa.

Por se tratar de BENFICA na interNet, surgiria então o nome BENFICANET.

Se lembraram de Vanderlei Tomaz, historiador local e autor da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. Levaram o projeto até ele que se mostrou disposto a contribuir, cedendo textos de pesquisas e fotos antigas da região, material este que faz parte de grande acervo de sua biblioteca, na época instalada na rua Martins Barbosa em Benfica.

Para dar início ao trabalho, foram em busca de parceiros que apreciassem a idéia e pudessem ajudar na manutenção do site.

Trigovita, Supermercado Pais & Filhos e Droganorte, três empresas nascidas e solidificadas no bairro, representadas por pessoas que acreditaram nesta iniciativa, se tornaram os primeiros PARCEIROS BENFICANET. Mais tarde vieram novas parcerias.

Inicialmente, o site que apresentava pequeno conteúdo, foi publicado pela primeira vez em 22 de fevereiro de 2008, postando a primeira matéria escrita por Vanderlei Tomaz, com a pesquisa “DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA EM BENFICA”, abrindo o belo espaço PÁGINA DA MEMÓRIA, que conquistou a visita constante de vários leitores.

O CONFRONTO DE FOTOGRAFIAS ganhou admiradores por mostrar o antes e o depois através de fotos do local, proporcionando grandes recordações aos moradores mais antigos e permitindo aos mais jovens comparar as mudanças.

“Nos empenhamos em oferecer variedades de assuntos e dicas úteis aos futuros visitantes do site, por isso convidamos pessoas que se dispusessem a escrever abordando temas diversos dentro do que atuavam” – conta Alessandra. Foi quando o Doutor Murilo César, clínico geral que atendia no bairro há mais de 30 anos iniciou sua participação com o artigo As fórmulas “milagrosas” e a obesidade, sendo o primeiro COLUNISTA BENFICANET. Espaço que em pouco tempo passou a contar com a dedicação de pessoas maravilhosas que através de suas experiências ou conhecimentos profissionais compartilhavam dicas, orientações e novidades com os leitores.

Uma parceria de contrapartida foi firmada com a rádio Trans FM 87,9, que permitiu ao site ser ainda mais conhecido e visitado. Aos poucos o Benficanet foi divulgado, se tornando comum entre os amigos, moradores, ex-moradores, comerciantes, o número de visitas cresceu e o ESPAÇO DO VISITANTE se recheou de recados e sugestões.

O portal foi citado em alguns jornais como Tribuna de Minas e o Estado de Minas, no programa Mosaico exibido na TVE-JF e no blog do radialista Carlos Ferreira, que levaram esse espaço ao conhecimento de muitas pessoas.

“Estamos felizes com esse trabalho e nos sentimos honrados de fazermos, de certa forma, parte da história de Benfica e agradecemos a todos que participaram e aos que participam desse projeto, mantendo viva e transmitindo a alegria de se viver aqui!” – Sander.