..............................................................................................................................................................
Colunistas Ver todas as colunas
 
TURISMO
por M. R. Gomide
 

1456 acessos.

..............................................................................................................................................................
BEM RECEBER COPA - BARES E RESTAURANTES
qualificam profissionais
    O Bem Receber Copa - Bares e Restaurantes é uma iniciativa do Ministério do Turismo - MTur - em parceria com a ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes tendo por objetivo, capacitar pessoas através de cursos nos quais os inscritos são treinados no sentido de bem receber turistas e visitantes durante a Copa do mundo de 2014 no Brasil.
    Nos cursos de capacitação já realizados, mais de 600 empresas se inscreveram e 20 turmas concluídas. No total, são mais de 400 profissionais treinados e mais de 500 em processo de qualificação. Os cursos foram iniciados recentemente nas 12 cidades-sede dos jogos do mundial: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador.
    O programa contempla diferentes cursos de qualificação para os profissionais do setor de alimentação fora do lar, incluindo atendimento, segurança, alimentação e atrativos turísticos de cada região. De fato, bares e restaurantes são estratégicos em quaisquer épocas. Por isso mesmo, é relevante transformá-los em pontos de atendimento e de informação aos visitantes na época da Copa do Mundo e durante outros eventos.
    Até 2014, cerca de 180 mil profissionais do setor serão capacitados, inclusive ambulantes. Aproveita-se a Copa do Mundo para conscientizar os brasileiros sobre a importância do turismo e a capacitação de profissionais na arte de Bem Receber.
ESTÁDIOS DA COPA DE 2014 SÃO DESTAQUE EM NOVA YORK

    Nos dias 18 e 19 de novembro de 2010, os projetos dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 foram apresentados em Nova York. Naquele período foi promovido o 2014 Brazil World Cup Archtectural Summit, que reuniu arquitetos brasileiros envolvidos no projeto das doze arenas para o Mundial. Com a sua presença, criou-se um ciclo de debates referentes aos temas sobre tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, e exposição referentes aos projetos dos estádios do Brasil.
         Projeto do Maracanã (Foto: Divulgação / Emop)
FESTIVAL DE CINEMA EM BENFICA

    O Festival de Cinema de Juiz de Fora incluiu o Centro Cultural de Benfica, ali sendo exibidos nos dias 17 e 20 de novembro de 2O10, os seguintes filmes da mostra: Vida de Balconista, Nas Rodas do Choro e Fora de Campo.
DESEMPREGO E OBSTÁCULOS

    O IBGE diz que o desemprego é 200% maior para quem estuda menos e a FGV afirma que o telecurso não dá o conhecimento necessário ao profissional de referência, apesar do Certificado.Todavia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a Fundação Getúlio Vargas não mencionaram a Lei de Estágio. O Certificado de capacitação é um passaporte destinado ao estágio. O mercado de trabalho é que se fecha para quem estuda muito ou pouco, exigindo experiência de quem não tem; além disso, comprovação de anos em carteira de trabalho.A Lei de Estágio não saiu do papel.Por outro lado, são muitas as sinecuras anunciando empregos que não possuem para oferecer e aínda assim seus diretores são regiamente remunerados por essa inversão do óbvio. A solução está na Lei de Estágio e reconhecimento do Certificado dos cursos de capacitação. Além do mais, entrosamento direto com o empresariado que em vez de ser descontado compulsoriamente, deveria receber do FAT, um prolabore por estagiário atendido.Tudo isso, com a fiscalização do Ministério do Trabalho, sem intermediação de terceiros - as sinecuras -.O fluxograma do combate ao desemprego é este: curso de capacitação - certificado - estágio remunerado - recompensa ao empresário por estágio atendido. Elementar, meu caro Watson...
publicado em 20/11/2010
M.R.Gomide – jornalista
Presidente ABRALTUR - Ação Brasil Para o Turismo
www.abraltur.com.br
mrgomide@yahoo.com.br
  
    Comente!
 
 
 topo
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com