..............................................................................................................................................................
Colunistas Ver todas as colunas
 
TURISMO
por M. R. Gomide
 

3286 acessos.

..............................................................................................................................................................
BENFICA TURÍSTICA
     Lugares que supostamente se desenvolvem – na verdade, incham - não cuidando de suas tradições, transformam-se em acúmulos populacionais – montes de gente - onde as novas e sucessivas gerações crescem , se educam mas não se instruem. Os povos vivem de suas tradições. E os que assim não procedem, desaparecem.
     A tradição é que sustenta o vínculo do passado com o presente. Exemplos de cidades preocupadas com seus respectivos desenvolvimentos planejados, sem se importar com sua História, base da tradição: Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Mendes e Vota Redonda, no estado do Rio; Contagem, MG.
     Exemplos de bairros que se divulgam por suas próprias tradições: Copacabana, no Rio de Janeiro, Savassi em Belo Horizonte, Liberdade em São Paulo, Hollyiwood em Los Ângeles,EUA e Benfica, em Juiz de Fora. – MG, Brasil. Melhor que a palavra, convence a imagem. Vejam as fotos. As tradições de Benfica também são preservadas graças ao trabalho voluntário e de cidadania, de seu historiador Vanderlei Tomaz, que recentemente promoveu os 100 anos de imprensa em Benfica.
     Honra ao Mérito igualmente aos diretores deste site: Sander Venzi, Alessandra Patrícia e Gabriel Venzi, pelo muito que praticam em defesa das tradições benfiquenses.
     No mais, é viagem. Visite Benfica e comprove. Lugar bom de viver, de conviver, de se aculturar e de aprender o que é tradição e turismo sustentável.
CINEMA E TURISMO EM BENFICA
    
     Em edição passada, falou-se aqui, sobre a programação do Cine Clube Benfica no Centro Cultural e a possibilidade da realização de um Festival de Cinema referente a documentários de turismo no Brasil.
     Também sobre a exibição dos filmes do cineasta juizforano Wilton Araújo. Recentemente ele completou sua mais nova produção: “Em Nome de Deus” rodada em São João Del Rei. Locações externas e no interior de igrejas. O consagrado produtor cinematográfico já demonstrou desejos de mostrar seus filmes em Benfica.
(foto reproduzida) Cineasta juizforano Wilton Araújo com a sua câmera de alta definição
SÃO PEDRO ALEMÃO
    
    
A jornalista Rita Couto – foto – demonstra sua vocação para o jornalismo investigativo e de pesquisa, ao organizar a Exposição denominada “São Pedro Alemão”.
     A mostra esteve aberta ao público no período de 25 a 29 de junho passado, durante a 117ª Festa de São Pedro, no tradicional bairro de Juiz de Fora-MG.
     Rita Couto literalmente contou a História ao público. Enquanto explicava, muitas fotos de época eram exibidas no telão. O povo em volta, atento e silencioso.
     Encerrada a narrativa, uma salva de palmas provando assim o acerto do evento.
     A Exposição São Pedro que acontece anualmente, resgata por meio de objetos, fotografias, quadros, livros e documentos, a história dos imigrantes, de suas famílias e das capelas do bairro.
     Todas as peças expostas pertencem aos fiéis que freqüentam a paróquia e que preservam com cuidado aqueles “pequenos tesouros” passados por várias gerações.
     Há uma expectativa de que ao lado da igreja seja construído um chalé alemão que abrigará o Memorial referente à imigração alemã em Juiz de Fora, assentada no bairro São Pedro, no século 19.
DECRETO DE LEI BENEFICIA MUNICÍPIOS MINEIROS QUE INVESTEM NO TURISMO

     Aconteceu o que ninguem esperava. A Secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond baixou o Decreto de Lei nº 45403, através do qual, somente receberão verbas e incentivos fiscais de turismo, os municípios que possuem uma política municipal de Turismo e constituir e manter em regular estado de funcionamento, uma Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo e Fundo Municipal de Turismo.
     Com isso, acabou-se o uso de verbas destinadas ao turismo aplicadas em outros setores.
publicado em 07/05/2010
M.R.Gomide – jornalista
Presidente ABRALTUR - Ação Brasil Para o Turismo
www.abraltur.com.br
mrgomide@yahoo.com.br
  
    Comente!
 
 
 topo
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com