..............................................................................................................................................................
Colunistas Ver todas as colunas
 
TURISMO
por M. R. Gomide
 

2811 acessos.

..............................................................................................................................................................
CARNAVAL EM BENFICA
A mídia cotidiana não prestigiou o bairro cidade. A Funalfa teria apoiado o carnaval de Benfica? Na dúvida, é preferível mudar, porque nada se perde; tudo se transforma. A comunidade benfiquense deve propor um carnaval fora de época, em julho, numa promoção de congraçamento, sem disputas. Todas as escolas de samba de JF e a Banda Daki seriam convidadas. Uma grande atração turística. Meio de ano, férias e uma oportunidade para esquentar os tamborins duas vezes por ano. Se acontecer, Benfica vai surpreender... mais uma vez.
CARNAVAL EM JUIZ DE FORA
O tempo ajudou, o povo participou, as agremiações melhoraram muito nas apresentações, fantasias e alegorias. Cresceu também o número de candidatas a rainhas e reis momos. No passado, o trono era vitalício do saudoso artista Pimpinela, também porque ninguem se interessava, até que um dia o Jambica com seus 120 quilos afirmou o óbvio e o Pimpinela renunciou. O carnaval de JF também possui história e quem está escrevendo sobre isso é a profissional em turismo, Lucínia Scanapieco, Secretária da ABPTUR - www.abptur.org.br - A Banda Daki sob o comando do Zé Kodak - há 40 anos - levou para a avenida, conforme ele afirma do palanque, cerca de 80 mil pessoas. No entanto duas coisas deixaram a desejar: isso, a nível nacional: as melodias fracas, sem eufonia. Os jurados são inquisidores, sádicos e julgam secretamente em envelopes fechados, como se fossem da corte de Nero assistindo luta de gladiadores. Teriam um mérito, se exibissem seus respectivos votos, ao microfone. Da forma em que se decide, os resultados não agradam, porque tolhem a liberdade de expressão do povo. O rebaixamento da Escola de Samba Rivais da Primavera, representante da Zona Norte, foi uma injustiça. Em consequencia, aqui vai uma sugestão aos diretores da Rivais da Primavera: participar somente do carnaval de Benfica, desfilando no bairro, sem preocupação de competir. Propor à Funalfa, desfilar no último dia de carnaval, na Passarela do Samba, com as vencedoras. A partir deste ano de 2010, abrir o Carnaval fora de época em Benfica, em julho. Dessa forma a Escola de Samba Rivais da Primavera estará colaborando também para o turismo receptivo de Benfica.

FALANDO EM CARNAVAL...
...que também é turismo, nosso abraço ao Santana, um dos maiores compositores de Juiz de Fora e também fundador da Academia Brasileira de Samba. Se a Funalfa apoiasse o Santana nessa iniciativa, Juiz de Fora que é a 2a. cidade de Minas em Infraestrutura turística, iria contar com mais essa atração.

RUAS DE BENFICA
Rua Antônio Fávero -
homenagem a um torneiro mecânico
Benfica tem história e tradição. Reconhecidamente comunitária, valoriza seus habitantes. Assim como São Bernardo do Campo - um "subúrbio" de São Paulo - homenageia um torneiro mecânico hoje presidente da República, Benfica também dignificou o torneiro mecânico Antônio Fávero colocando seu nome numa das ruas do bairro cidade. Ele era proprietário da Oficina Santo Antônio e fez por merecer essa gratidão do povo benfiquense. A lei que outorgou seu nome para uma das vias de Benfica tem o nº 5958, de 29 de dezembro de 1980.
CAPIVARA GIGANTE
Em edição anterior desta coluna, noticiou-se a outrora existência jurássica de capivaras gigantes em Benfica. Fato documentado. Sugeriu-se a colocação de uma réplica do animal, em uma das praças de Benfica. Na beira do rio, conforme opiniões, ficará longe do contato com o público.

BEATLES FOREVER
O tradicional conjunto Beatles Forever de Juiz de Fora apresentou-se no Centro Cultural de Benfica. Sucesso que surpreendeu seus próprios integrantes. Agradecidos e emocionados pela forma intimista que os envolveu, disseram que desejam apresentar-se novamente em Benfica. Tem a ver com turismo.
INDUSTRIALIZAÇÃO DA ZONA NORTE
Parabéns à jornalista Aline Junqueira residente em Benfica, pelo seu excelente artigo sob o título " A Industrialização da Zona Norte" publicado na Tribuna de Minas. No referido artigo, a competente articulista fala sobre o descompasso do Poder Público Municipal em relação ao crescimento do bairro cidade, através das indústrias que periodicamente se instalam em Benfica. Inclusive a indústria de base do turismo.

MAIS PROGRESSO E TURISMO PARA BENFICA
A FEAM - Fundação Estadual do Meio Ambiente - concedeu licença ambiental para a rodovia que interligará Juiz de Fora ao Aeroporto Regional da Zona da Mata em Goianá - MG. A rodovia de acesso nasce no povoado de João Ferreira, passa nas proximidades da Represa João Penido e sai na Barreira do Triunfo, proximidades da Mercedes Benz. Zona Norte de Juiz de Fora. Certamente isso contribuirá também para a indústria turística de Benfica.
publicado em 23/02/2010
M.R.Gomide – jornalista
Presidente ABRALTUR - Ação Brasil Para o Turismo
www.abraltur.com.br
mrgomide@yahoo.com.br
benficanet.com 
  
    Comente!
 
 
 topo
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com