..............................................................................................................................................................
Colunistas Ver todas as colunas
 
TURISMO
por M. R. Gomide
 

3087 acessos.

..............................................................................................................................................................
OUTONO  

  Estação do ano, que sucede ao verão. No hemisfério sul, principia quando o Sol alcança o equinócio de março (dia 21) e termina quando ele atinge o solstício de junho (dia 21).
  Tempo de calmaria com lufadas de vento outonal e folhas se desprendendo dos galhos das árvores. É quando a mãe natureza dá um tempo, ou seja, também descansa. Nesta época, o turismo se incrementa nos parques, nos bosques e nas estâncias hidrominerais.As estações climáticas no hemisfério sul não são marcadas com tantos fenômenos assim como no hemisfério norte. Todavia, observando bem, consegue-se notar as diferenças, inclusive através das reações físicas do próprio corpo humano. Nem frio, nem calor; camisas e blusas de mangas compridas; uma pausa nos gelados; o vinho pela cerveja e o papo descontraído no banco da praça ao sol que não queima. Aproveite o outono e sinta você mesmo, as diversidades do clima.

BENFICA, UAI!!!

    Benfica de Minas, o bairro - cidade na Zona Norte de Juiz de Fora--MG, continua desenvolvendo-se com apoio de sua comunidade preservando suas tradições. E através disso, gerando um invejável calor humano que surpreende turistas cada vez mais presentes em seus três hotéis, bares, lanchonetes, restaurantes e comércio movimentado.
   Em termos de turismo receptivo, tudo começou há mais de trinta anos com a então famosa traíra sem espinha servida num pequeno restaurante. Hoje as indústrias de alimentação e gastronomia em Benfica reforçam a vocação turística do bairro-cidade, maior e mais bem organizado do que muitas cidades.

 
ORIGEM DA PALAVRA UAI


   Na revista do Correio Braziliense de 18/01/2009, o jornalista Márcio Cotrim publicou o seguinte: "foi o presidente Juscelino kubitschek que incentivou o odontólogo Sílvio Carneiro e a professora Dorália Galesso a pesquisar a origem da palavra UAI.
   Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, os referidos pesquisadores encontraram a solução.
   Os Inconfidentes Mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas, para se proteger da polícia lusitana. Conspirando em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas, nas portas dos esconderijos.
   Lá de dentro, perguntavam: quem é? E os de fora respondiam: UAI - as iniciais de União, Amor e Independência.
   Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e a partir de então a incorporaram ao seu vocabulário cotidiano". Então,
Benfica, UAI!


A HISTÓRIA DE UM LIVRO

    Está inserida neste site em matéria especial. Agradecimentos à Editora do BENFICANET, Alessandra Patrícia.Fizemos doação de um exemplar do livro "Turismo - Noções Elementares" à Biblioteca do Historiador Vanderlei Tomaz, na certeza de que o primeiro livro sobre turismo editado no Brasil por uma conceituada Editora de São Paulo - a FTD - estará preservado na mencionada Biblioteca.
    Aliás, pela matemática dos fatos e porque nada acontece por acaso, existe uma analogia entre Benfica e o primeiro livro sobre turismo, editado no Brasil. Foi nas páginas da revista O LINCE que iniciamos a redação do setor de turismo, na década de 60, mais precisamente em 1963, quando avisamos ao público leitor que estávamos escrevendo o referido livro. A revista O LINCE nasceu em Benfica e o Historiador Vanderlei Tomaz possui exemplares da mesma, comprovando sua origem, fundada pelo jornalista Jesus de Oliveira, que residia em Benfica. Outra afinidade:então diretor da revista O LINCE, filho e sucessor de Jesus de Oliveira, o jornalista Adail de Oliveira assinou como testemunha no contrato para a edição do citado livro. São detalhes que a história registra, porque os povos vivem de suas tradições.

CRIME CONTRA O PATRIMÔNIO PÚBLICO

ONDE FICA ESTA ABANDONADA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA?

QUEM SOUBER, MANDE UM E-MAIL PARA O SITE.
REPAREM QUE A CONSTRUÇÃO É SÓLIDA E JÁ AGUENTOU INCÊNDIOS.

publicado em 23/03/2011
M.R.Gomide – jornalista
Presidente ABRALTUR - Ação Brasil Para o Turismo

www.abraltur.com.br
mrgomide@yahoo.com.br
Comentários:

Volmer de Andrade - Belo Horizonte - MG
Olá,venho aqui para informar-lhes que temos grandes projetos para revitalização desta estação,que fica em Sarará,MG.Nosso projeto além de sua revitalização,é implantar um trem de turismo,saindo desta estação e seguindo até a cidade de Raposos também em Minas...torçam para que nossos sonhos e projetos se concretizem. Volmer de Andrade Diretor da ONG Amigos do Trem Regional BH.
  
    Comente!
 
 
 topo
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com