Colunistas Ver todas as colunas
 
TURISMO
por M. R. Gomide
 

940 acessos.

..................................................................................................................................................................
BANCO NACIONAL DE TURISMO
quando o teremos?

A história do turismo no Brasil começa com a vinda de Pedro Álvares Cabral. Na época, seu assessor e primeiro cronista de turismo, Pero Vaz de Caminha, descreveu maravilhas sobre a nova terra.

Depois, a época do ouro e dos diamantes, divulgando o Brasil no exterior. Posteriormente, os cassinos, o bondinho do Pão de Açúcar, o Corcovado e seu trem de ferro, o Aeroporto Santos Dumont, a ponte aérea Rio-São Paulo.

Em termos de organização turística, somente no início da década de 60 surgiu a estatal EMBRATUR, vinculada ao Ministério da Indústria e do Comércio.

Passaram-se os anos, quando em 2003 foi criado o Ministério do Turismo que a trancos e barrancos vem tratando das atividades normativas do turismo brasileiro.

Todavia, ainda existem no MTur, resquícios da extinta Embratur: por exemplo, o Fungetur - Fundo Geral de Turismo - que depende das dotações orçamentárias do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, responsável pelo apoio a projetos conjuntos de investimentos em diversos setores administrativos. Isso resulta em prioridades máximas, médias e mínimas nas distribuições das respectivas dotações orçamentárias setoriais.

No entanto, a lição de casa vem do México, ao criar seu Banco Nacional de Turismo, um órgão estatal de fomento que tem por finalidade, apoiar - com exclusividade - um determinado setor da economia de um país. O exemplo do México é o ideal para o Brasil.

O Banco Nacional de Turismo seria único para o desenvolvimento da indústria turística brasileira. Além de financiar projetos específicos, faria um convênio com o Banco Postal, dos Correios, para financiamento direto aos turistas, referente a pacotes exclusivamente nacionais. Assim, o BANTur já nasceria com mais de cinco mil "agências de viagens" em todo o território nacional.

Em decorrência, o Governo incentivaria o turismo brasileiro de forma decisiva, em âmbito nacional, de fato. Somos um país que requer a execução de planos proporcionais às nossas imensas dimensões. O Banco Nacional de Turismo - a exemplo do México - é a base consolidada para a realização de todas as metas do turismo no Brasil, através do Ministério do Turismo.

  
publicado em 27/06/2014
M.R.Gomide – jornalista
mrgomide@yahoo.com.br
  
    Comente!
 
 topo
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com