..............................................................................................................................................................
Colunistas Ver todas as colunas
 
TURISMO
por M. R. Gomide

2555 acessos.

..............................................................................................................................................................
Società Italiana: 21 Anos de Preservação e Resgate Cultural

    A Società Italiana di Castelo - SIC, é hoje uma da instituições culturais mais antigas de Castelo. Fundada em 09 de abril de 1991 não possui fins lucrativos, e é reconhecida de utilidade pública municipal e estadual.

     
Grupo de dança "É Bello Ballare", criado em 1999. (Foto: Acervo SIC)

     No início deste ano de 2012 também ganhou o reconhecimento de Entidade Cultural do Estado, pelo Conselho Estadual de Cultura. Tais reconhecimentos estão garantindo à Società participar de editais de concorrência pública e também pleitear verbas junto ao poder público.
    Criada para divulgar e preservar a cultura e a memória do povo italiano, a SIC reúne os italianos e seus descendentes que vieram para região sul capixaba e que ainda vivem por aqui. Com 21 anos de existência, completos neste ano de 2012, a SIC desenvolve diversas atividades em várias áreas.


Clique aqui e confira matéria original completa...

"Compagnia Radici Città di Torino"

    Em setembro de 1995 foi criado o "Grupo de danças Folclóricas Italianas Radici", coordenado por Danilo Vargas Azevedo e Márcia Passamani Reis. De início as apresentações eram sempre em Castelo e região Sul do Espírito Santo.
    Dois anos depois, tudo mudou com a vinda de dois especialistas do folclore piemontês a Castelo-ES, o grupo recebe convite para se tornar a Terceira das "Compagnias Città Di Torino" no mundo, já que existem outras duas: uma em Totino, na Itália, e a outra, em Rosário, na Argentina. Foi assim, em 1997, que o coordenador, pequisador e professor, Andréa Flamini e o professor Da universidade De torino, Mauro Reginaldo ofereceram apoio técnico para o 'Radici' se tornar uma 'Compagnia' de danças especializadas em folclore piemontês. A partir daí o grupo ganhou novo nome: "Compagnia Radici Città di Torino" e também um novo perfil.

Clique e amplie a imagem

    O Grupo de Dança "Compagnia Radici Città di torino" de Castelo se apresentou na "Festa de San Giovanni", que é a maior festa da cidade de Turin, na Itália, entre 18 e 25 de junho a convite da Associassion Piemontèisa, fundada pelo Prof. Andre Flamini, cuja sede é no palazzo Birago di Vische, em Turin. Além de 10 dançarinos e do coordenador, viajaram a presidenta da SIC, Prof. Linda Melo e a diretora de Comunicação da SIC, Letícia Gava. É a segunda participação da Compagnia Radici Città di Torino" de Castelo na "Festa de san Giovanni". A primeira ocorreu em 2007 (foto da comitiva na época)

publicado em 25/09/2012
M.R.Gomide – jornalista
Presidente ABRALTUR - Ação Brasil Para o Turismo
www.abraltur.com.br
mrgomide@yahoo.com.br
 
  
    Comente!
 
Comentários:

Linda Melo (Presidenta da Società Italiana di Castelo) - Castelo - ES - 27/09/2012
Em nome da Società Italiana di Castelo e da Compagnia Radici Città di Torino, venho agradecer a publicação da nossa história como instituição cultural e como grupo de dança, e um pouco do nosso trabalho que desenvolvemos na cidade de Castelo e no estado do espírito santo há mais de vinte anos. A publicação está muito bem editada, desde já elogiamos toda a equipe da ABRALTUR pelo trabalho de divulgação e a Igreja São Francisco de Paula, da cidade de Itaóca Praia. Aproveitamos a oportunidade para convidá-los para a XXII Festa Italiana de Castelo, evento realizado pela Società Italiana di Castelo, que será realizado entre os dias 21 a 28 de Outubro de 2012, conforme o folder em anexo. A vocês o nosso Cordiali Saluti!!!

Izabel Cristina Dutra - Monte Castelo - Juiz de Fora - MG - 25/09/2012

Fico satisfeita em ver a cultura italiana sendo festejada mas ao mesmo tempo sinto aqui em JF, seria necessário um resgate mais profundo desta, pois ainda temos muitos remanescentes deles aqui tanto da imigração do início do séc.XX com depois da 2ª guerra mundial, no meu caso, o grupo em que veio o meu pai.
 
 topo
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com