Biblioteca de Benfica recebe mostra sobre Angelo Bigi - 10/05/2010
Reproduções de pinturas em murais e telas, ilustrações e caricaturas de um dos artistas mais influentes da região no início do século XX formam a mostra “A expressão artística de Angelo Bigi”, aberta na segunda-feira, 10 de maio, na Biblioteca Regional Delfina Fonseca Lima (Rua Marília, 631, Benfica). Composta por 29 banners de 80 cm x 1m20, a exposição, organizada pela Funalfa, tem como objetivos valorizar, preservar e divulgar o patrimônio cultural de Juiz de Fora, com ênfase na obra de Bigi. Além de apresentar os trabalhos, os banners contam com biografia e fotos do artista italiano, familiares e amigos.

Mestre em pinturas parietais (de parede), Bigi assina a decoração do Cine-Theatro Central, considerado sua obra prima, além do Banco de Crédito Real, Grande Hotel de Barbacena e igrejas, como a Matriz de Matias Barbosa e a de Manhuaçu, entre outros. Convidado a fazer a decoração artística de inúmeros prédios erguidos pela Companhia Pantaleone Arcuri, responsável por imprimir novo aspecto arquitetônico à cidade, Bigi atingiu reconhecimento e notoriedade, tendo trabalhado também em cidades da região, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Além de desenvolver projetos decorativos em prédios, igrejas e residências particulares, Biggi dedicou-se à pintura de telas – incluindo retratos, paisagens, alegorias e naturezas mortas – e à produção de caricaturas.

Nascido na capital italiana em 1887, Bigi chegou ao Brasil aos 20 anos. Depois de passar por São Paulo e Rio de Janeiro, fixou residência em Juiz de Fora. Realizou inúmeras exposições e integrou o grupo de fundadores da Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras, onde atuou como professor.

A mostra “A expressão artística de Angelo Bigi” foi lançada em setembro de 2009 no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), como parte da programação da “Jornada de Patrimônio”, proposta pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). De caráter itinerante, a exposição passou pela Casa d’Itália e circulou em várias escolas da rede municipal de ensino, chegando à Biblioteca Delfina Fonseca Lima, sucursal da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, onde ficou em cartaz até o dia 31 de maio, com visitações gratuitas de segunda-feira a sexta-feira.
Angelo Bigi - Coleção Eliete Loredo
Flamboyants na Gávea (1951)
Angelo Bigi - Coleção Eliete Loredo
Costurando (1949)
©benficanet.com divulga cultura