Colunistas Ver todas as colunas
 
ATIVIDADE FÍSICA

e SAÚDE

por Thunay Venzi
 

1472 acessos.

..................................................................................................................................................................
Saúde: a prevenção sempre será o melhor remédio!

Nos dias atuais, quando se fala em saúde logo se pensa em ausência de doenças, pessoas com hábitos saudáveis, se pensa em um corpo perfeito (pautado nos padrões de beleza que a sociedade prega), se pensa em idosos ativos ou até mesmo pessoas com deficiência sorrindo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é definida como a situação de um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

Podemos perceber que o conceito de saúde da OMS está muito distante ao conceito que as pessoas comumente atribuem ao termo. Isso se deve ao fato de que "estado de completo bem-estar físico, mental e social" é algo difícil de medir, difícil de avaliar, difícil de alcançar, difícil até de conceituar.

Bem-estar físico, mental e social depende de diversos fatores, e diante disso, fico bem à vontade em listar o opositor mais preocupante: o consumo exagerado de medicamentos. Esse consumo não acontece só em cidades pequenas ou apenas em grandes centros urbanos, e sim, pode ser considerado um problema mundial.

Por que isso acontece? Pra que tanto remédio? Por que sempre aumenta o consumo de medicamentos?

À essas perguntas, podemos identificar esse problema como cultural, atual, histórico e ainda, sem menos importância, associado ao comodismo e falta de informação das pessoas.

Esse tal comodismo das pessoas associa-se à facilidade do uso da medicação para o tratamento, que associado à falta de informação das pessoas traz ainda mais o uso acelerado e exagerado de remédios.

A maioria das pessoas hoje em dia preferem ir ao médico buscar a nova receita da medicação para se tratarem de alguma doença do que se prevenirem para futuras patologias. A prevenção não tem tanta importâncias para a população quanto o uso de remédios.

O tal estado completo de bem-estar físico, mental e social comentado anteriormente depende do tratamento de doenças? Sim! Mas em contrapartida, esse tal estado depende ainda mais do diagnóstico, da prevenção, da promoção da saúde, estar em dia com os amigos, ler um bom livro, da reinserção às atividades diárias como também se ater ao cuidado.

Pra que prevenir a saúde? Pra que promover a saúde? Pra que se ater ao cuidado? À essas perguntas, temos um exemplo que fecha bem essa questão: "a caminhada é indicada pelos médicos às pessoas que tem hipertensão (a famosa pressão alta)". Essa indicação pelos médicos serve para regular a pressão, contribuindo para a melhoria da saúde desse hipertenso. O que a maioria das pessoas não sabem é que a atividade física atua como um remédio tanto quanto melhor do que a medicação em si, pois como diz nossos avós: "É melhor prevenir do que remediar".

A razão real em prevenir e promover sua própria saúde se deve ao fato de que temos e devemos que pensar a longo prazo. Isso é verificado nas seguintes falas comuns das pessoas: "Daqui a 20 anos quero estar bem!", "Quando eu ficar velho, quero ser ativo!!", "Na minha aposentadoria, eu quero fazer tanta coisa... e bem, é claro!!".

Para finalizar, ser saudável antes de mais nada, é prevenção. Querer estar saudável é prevenir, querer estar bem daqui uns anos é prevenir, querer atingir um possível bem-estar é prevenir. Prevenir é aviso, cautela, cuidado, diligência, precaução,previdência, previsão, providência, prudência!

Abraços a todos!!

Imagens meramente ilustrativas
  
publicado em 06/08/2014
Thunay Venzi
Licenciado e bacharel em Educação Física - UFJF
Pós-graduando em Saúde da Família - Faculdade de Medicina da UFMG
Professor de Educação Física do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – de Belmiro Braga/MG
thunayvenzi@hotmail.com
 
  
    Comente!
 
 topo
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com