Colunistas Ver todas as colunas
 
ATIVIDADE FÍSICA

e SAÚDE

por Thunay Venzi
 

2283 acessos.

....................................................................................................................................................................
 
A busca pelo corpo ideal

É muito provável que se pode julgar esse título interessante, diante do fato de que seja um assunto que desperta interesse em muitos. Esse interesse acontece muitas vezes pelo fato de “a busca pelo corpo ideal” “atinge” grande parte da população.

A busca pelo corpo ideal já pode ser considerada um grave problema dos dias atuais. Farei algumas reflexões à vocês:

Por que existem mais academias do que bibliotecas?

Por que “malhar” é tão popular?

Por que todos querem um corpo perfeito?

Por que a distorção da imagem corporal é um problema de saúde pública?

Imagens meramente ilustrativas

Para responder à essas perguntas, irei por partes:

A existência de mais academias em relação ao número de bibliotecas é mundial. Dentre os diversos fatores (sendo o principal o fator cultural), o que mais chama atenção é o fato das pessoas se preocuparem mais com a aparência/estética e não colocarem como prioridade a promoção da saúde. As academias de ginásticas passam a promoverem a atividade física como “produto”, exemplificados pelos tantos pacotes de sessões de atividades oferecidos. A promoção da saúde pelas academias, desde a década de 90, passou a ser desconsiderada, tanto que por diversos exemplos do nosso dia-a-dia, temos a priorização da estética. Isso é grave!!!

O termo “malhar”, hoje em dia utilizado por todos, substitui fazer atividade física. 'Quantos já escutaram: Vou começar a “malhar” semana que vem!! Hoje “malhei” pesado!! Você tem que “malhar” cara!!'. A globalização do fitness fez com que “praticar atividade física” se reduzisse ao termo “malhar”. Sempre é bom lembrar que a prática de atividade física não se restringe ao “malhar” e às academias de ginástica, pois devemos adequar a nossa atividade física à nossa realidade (se onde eu moro não tem academia ou algum estúdio, ou eu não tenho dinheiro para pagar, que eu faça na praça, ou na rua, ou até mesmo em casa), e sempre devemos lembrar quais são os motivos reais pelos quais estou praticando atividade física.

Tanto em função da grande existência de academias de ginástica e pela utilização do termo “malhar” e por mais tantos outros fatores, grande parte da população mundial quer o corpo perfeito, sarado, o corpo que a mídia prega (atualmente a internet com as redes sócias ainda mais). A preocupação por essa incessante busca pelo corpo ideal é pelo fato das pessoas prejudicarem sua própria saúde (cirurgias plásticas, uso de anabolizantes...) em razão da estética. Mas quem não quer estar no “padrão”? Mas pra que estar no “padrão”? Quem falou que tem um “padrão”? “Qual é o corpo perfeito? Pra que atingir um corpo perfeito? Pense na sua saúde, na importância do seu corpo e singularidade para você ficar preocupado em atingir um “corpo perfeito”.

Nesse sentido, a busca pelo corpo ideal atinge os níveis mais altos de distorção da imagem corporal. O que é isso? É simples! A imagem que temos sobre o nosso corpo é diferente da imagem que realmente somos. O magro se vê mais magro ainda e o gordo da mesma forma. É através dessa distorção que os transtornos alimentares como bulimia, anorexia e vigorexia dão as caras, e não é só casos de televisão que se efetivam, pois é na academia mais próxima da sua casa que esses casos são observados. Melhorar a imagem corporal melhora-se o bem-estar físico-psicológico e social das pessoas. Precisamos visualizar nossa própria realidade, levando em consideração as possibilidades e especificidades que temos , para assim, estabelecer nossos limites.

Para finalizar, faço o convite à reflexão: A busca exagerada por um “corpo ideal” deve ser pensada e repensada pela razão dos motivos que levam você a fazer isso.

Abraços!!

  
publicado em 11/09/2014
Thunay Venzi
Licenciado e bacharel em Educação Física - UFJF
Pós-graduando em Saúde da Família - Faculdade de Medicina da UFMG
Professor de Educação Física do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – de Belmiro Braga/MG
thunayvenzi@hotmail.com
 
Comentários:

Vera Venzi - Benfica - Juiz de Fora - 25/10/2014
Já está se tornando uma busca desenfreada pela cultura do corpo, muito boa a matéria.
  
    Comente!
 
 topo
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com