Fique Sabendo
 
Movimento comunitário conversa com Marta Suplicy sobre ocupação dos CEUs - 02/10/2013

3234 acessos.

 
DSC03152 DSC03164

Nesta quarta (02/10), o movimento comunitário "Benfica bem melhor!" marcou presença na visita da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, ao Museu Mariano Procópio. O grupo lançou o "Ato pela ocupação dos CEUs por produção local" no final da tarde de ontem e foi para à porta do Mapro, nesta manhã, panfletar uma "Carta Aberta" às autoridades que receberiam a ministra.

A ministra resolveu abrir a agenda para conversar com o movimento que foi apoiado também por representantes da E. E. Francisco Faria, da Economia Solidária e da Casa Fora do Eixo Juiz de Fora. A liderança do grupo Aline Junqueira, jornalista, ponderou com Marta que o edital recém-publicado dificulta a participação de produtores locais. A ministra destacou que a responsabilidade pelo custeio das atividades no CEUs (Centros de Esportes e Artes Unificados) é das prefeituras, mas como ela sabe das dificuldades está pensando em outras formas de fomento. Sobre este processo de seleção, ela esclareceu que não será possível alteração e que a intenção é realmente incentivar a "expertise" nestes locais, uma vez que em muitas cidades não há produção cultural organizada. Sobre a reivindicação do movimento de Juiz de Fora, Marta esclareceu que o município deve encaminhar a "vocação" do CEU, contribuindo para evitar que atividades não relacionadas com a região sejam contempladas.

Diante da impossibilidade de modificar o edital, o movimento "Benfica bem melhor" junto aos demais quer ampliar essa discussão. "A luta está começando. Precisamos articular com os artistas e produtores locais, mas também das outras cidades que possuem ou estão construindo os CEUs. Só assim poderemos mudar essa visão de política cultural voltada às empresas especializadas em editais e garantir recursos públicos para quem tem vínculos com a comunidade onde a praça está", argumenta Aline Junqueira.

  
    Comente!
 
Comentários:

Joelma Peres - Macaé - RJ -
09/10/2013
Interessante a discussão do assunto, visto que a valorização da cultura e arte local é de fundamental importância para o desenvolvimento e envolvimento da comunidade. Parabéns pela iniciativa, e esperamos que nos próximos editais esse fato seja lembrando e valorizado.
 

© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com