Fique Sabendo
 
Benfica de Minas no Rio de Janeiro  -  24/09/2013

3610 acessos.

 

Nesta quarta-feira (25/09), a jornalista Aline Junqueira apresenta a dissertação de mestrado "Benfica da gente: elos entre memórias e juventudes de um território" na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sob orientação da Profa. Dra. Ana Paula Goulart Ribeiro, Aline faz uma etnografia da sua memória para apresentar os elos que compuseram o documentário "Benfica da Gente: a história do bairro-cidade contada por seus moradores". O vídeo, de 72 minutos, teve o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes e foi realizado entre os anos de 2004 a 2007.

A pesquisadora revisitou suas anotações e arquivos antigos, além de analisar todo o material bruto acumulado em 72 horas de entrevistas com vários moradores da região. “Foi um trabalho muito difícil, eu me senti refazendo aquele percurso e com a mesma dificuldade do documentário de tentar organizar um vasto repertório em um suporte limitado”, comenta.

Na banca de apresentação estarão presentes os professores Eduardo Granja Coutinho (UFRJ) e Ana Lúcia Enne (UFF). Aline Junqueira ainda vai publicar o livro com base na sua dissertação, reeditando o documentário Benfica da Gente, até o final do ano, pela FUNALFA, mais uma vez com financiamento da LMM. “A importância de se registrar uma história, seja pelo documentário ou pela escrita, é que toda a riqueza do testemunho dos moradores não estará mais destinada ao esquecimento”. Ela pretende doar todo o seu acervo audiovisual para que fique disponível aos moradores e a outros pesquisadores.

A jornalista também participa do movimento comunitário local, no grupo Benfica Bem Melhor que já tem quase 1000 participantes.

  
    Comente!
 
Comentários:

João Garcia de Almeida - Benfica - Juiz de Fora - 09/11/2013
Parabéns Aline pelo belo trabalho. Eu já tive o prazer de assistir ao vídeo e inclusive fiz uma cópia para mim. Quando é que vai lançar o nº2? Desejo sucesso em seu mestrado e também nas suas lutas à frente do movimento Benfica bem melhor.

João Gomes da Silva - Campos dos Goytacazes - RJ - 15/10/2013
Cumprimentando a mestranda, louvo feliz iniciativa na escolha do tema. Filho e morador de Benfica - até os idos de 1964 - estou anotando o título da dissertação para posterior consulta. Sucesso!!

Marcos Ribeiro da Silva - Stuttgart-Rohr - 27/09/2013

A história identifica e dá identidade para as gerações vindouras, que precisam conhecer suas raízes! Parabéns!

© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com