.................................................................................................................................................................
   Matéria Especial
  A galera do pedal ecológico continua mandando ver nas pedaladas matinais de domingo
  
- 10/04/2013

1983 acessos.

No último domingo, dia 7, o passeio contou com novos participantes além da galera que marcou presença novamente.
Estiveram por lá: Sander (GFT Artes Gráficas/ Benficanet), Aldimar (AldiBike), Sidimar (Leão Games), Aurenes - Baby (Vaca Braba), Silvano (Auto Center Vapt Vupt), Lígia Ribeiro (Ágilis), Janderson, Dalbert, Wagner e Evandro. Confira algums fotos!

As várias modalidades do ciclismo

O ciclismo é um esporte que envolve um atleta e um equipamento: a bicicleta. Se pensarmos assim, é possível chamar de ciclismo quaisquer modalidades que envolvam essas duas partes, como o ciclismo de estrada, o ciclismo de pista, o mountain bike e o bmx. Além disso, o ciclismo também é componente fundamental de outro esporte: o triathlon, que une natação, ciclismo e corrida. Falaremos sobre essas diferentes faces do mesmo esporte.

A modalidade mais tradicional talvez seja o ciclismo de estrada. Isso porque o Tour de France, ou a Volta da França, é a competição mais esperada de ciclismo no mundo. Essa competição acontece anualmente, no mês de julho, somando 3.000 quilômetros, que os atletas devem percorrer com suas bicicletas. Ou seja, percebe-se que as provas de estrada são provas de longa distância, que podem ser percorridas no mesmo dia, ou com paradas, como é o caso das Grandes Voltas. Os resultados dessas provas são dados de duas formas: individualmente e por equipe.

O ciclismo de pista é uma das modalidades mais bonitas de se assistir em Jogos Olímpicos. São disputados em uma pista geralmente fechada, denominada velódromo. As provas mais comuns são as provas de perseguição (em que um atleta ou uma equipe de atletas precisa ficar a menos de um metro de distância da outra) e as provas contra o relógio, em que os atletas devem pedalar o mais rápido possível, vencendo aquele que cumprir a distância em menor tempo.

Mountain bike é também conhecido como ciclismo de aventura. São competições disputadas em locais abertos, com trilhas de terra bastante acidentadas, e que envolvem muitas subidas e descidas. Ao contrário das bicicletas utilizadas para o ciclismo de estrada e de pista, que são bastante leves e com pneus muito finos, a bicicleta de mountain bike deve ter suspensão resistente e pneus mais grossos, para resistir aos obstáculos encontrados.

O BMX é uma modalidade que se utiliza de rodas de vinte polegadas de diâmetro, ou seja, de tamanho pequeno se considerada para um homem adulto. Há dois tipos de provas diferentes: uma que é uma corrida disputada em terreno acidentado – BMX Racing – e a outra é caracterizada por manobras com e sobre a bicicleta – BMX Freestyle.

Embora o ciclismo seja considerado um esporte, caracterizado pela competição, deve-se também lembrar de que a bicicleta também é um meio de transporte para muitas pessoas, principalmente em cidades mais calmas. Infelizmente, a falta de espaço para o ciclista nas vias comuns das grandes cidades faz as pessoas trocarem as bicicletas pelos carros para se locomoverem. Em tempos de aquecimento global, se houvesse investimento real na construção de ciclovias, talvez tivéssemos uma melhora da qualidade do ar e, por que não, mais ciclistas nas nossas cidades.

Fonte: www.brasilescola.com.br.

Comentários:

Armando Lopes - Benfica - JF - 24/06/2014
Muito legal, parabéns! Gostaria de conhecer melhor e quem sabe participar das pedaladas com essa turma!

Eduardo Guedes - Dudu - Juiz de Fora
Parabéns à todos pela disposição, na próxima quero também!

Janderson -  Benfica - JF - 11/04/2013
Parabéns pela matéria à equipe do Benficanet, de fato a equipe esta crescendo, novos roteiros e desafios todos os finais de semana. Pessoas que quiserem participar poderão fazer contato, este roteiro em especial domingo dia 07/04 com lindas paisagens, alguns tombos aconteceram mas por sorte não foram registrados pelos paparazzos, kkkkkk. Pessoal, muito legal a participação e envolvimento do grupo da pedalada, vamos formar um time forte e amigo. Forte abraços à todos e no final de semana teremos Roteiro Surpresa.

Ligia Ribeiro - Benfica - JF - 10/04/2013

Amo pedalar, há muito tempo pratico. Pedalar é tudo de bom. Que bom que muitos estão aderindo a esse esporte que tão bem faz à saúde e espero ver muito mais pessoas neste grupo que só tende a crescer, é isso, força galera! Que muitos ainda façam essa escolha. Parabéns à todos e ao BENFICANET pela cobertura em todos os eventos da nossa região. Um grande abraço....

Baby  - Benfica - Juiz de Fora - 10/04/2013
Maneiroooooo!!!
 
  
    Comente!
   Abaixo todas as matérias com Pedal Ecológico:
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com