..............................................................................................................................................................
Colunistas Ver todas as colunas
 
SEGURANÇA
DO TRABALHO

por Henoá Venzi Sales
 

3198 acessos.

..............................................................................................................................................................
Dicas de segurança para o período das férias  

Férias: cuidados em dobro com as crianças em casa

Durante o recesso de julho, os acidentes em casa se multiplicam, afirma Antonio Carlos Turner, chefe da Pediatria do Hospital Balbino (RJ). Outros problemas comuns são alergias e infecções intestinais.
- Com o frio, os pais tendem a levar os filhos para ambientes fechados, como shoppings e cinemas. Nesses locais, a contaminação por vírus e bactérias é muito mais fácil - alerta o médico.
A opção é buscar ambientes ventilados ou se aventurar em brincadeiras ao ar livre. Quando o passeio prevê exercícios físicos e um lanche saudável, a programação fica ainda mais completa.
- O frio é um irritante das vias respiratórias, ainda mais quando o ar está seco. Por isso, tirar a criança de casa, da frente do computador ou do videogame ajuda muito. A casa é o pior ambiente para quem tem asma ou rinite — afirma o coordenador do projeto Brasil sem Alergia, Marcello Bossois.

Veja mais algumas dicas:

Alimentação:
• Guarde frutas picadas em potes ao alcance dos pequenos. Ofereça para a criançada entre as refeições, em substituição aos biscoitos.
• Pipoca, cookies e rosquinhas integrais são boas opções para substituir os salgadinhos. Eles têm fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino.
• Chame o seu filho para cozinhar. Além de divertido, pode ser o momento ideal para ensiná-lo a alimentar-se de uma forma mais saudável.

Acidentes:
• Coloque proteção nas janelas em lugar de deixá-las fechadas. Assim, você evita acidente e infecções respiratórias ao mesmo tempo.
• Cuidado com os irmãos! Brincadeiras mais brutas ou até lutas podem terminar no hospital. Evite que eles tenham acesso a objetos pontiagudos e cortantes.
• Ensine o seu filho a respeitar os animais. Durante as férias, crescem as emergências por mordidas de gatos e cachorros, mantenha os bichinhos vacinados.

Lazer:
• Aproveite as férias para brincar com o seu filho. Vale tudo, mas tente variar: atividades com bola, um passeio de bicicleta... Isso aproxima pais e filhos e ainda estimula atividades físicas.
• Coloque limites no uso do computador e do videogame. Leituras, jogos de tabuleiro e atividades ao ar livre precisam fazer parte da rotina das férias.
• Se o seu filho faz o estilo mais radical, leve-o para andar de skate, patins ou andar de escalada. Mas não deixe de levar capacete e protetores de joelhos e cotovelos.

Doenças respiratórias:
• Durante as férias de julho, evite cinemas, teatros ou shoppings. Os ambientes fechados e lotados aumentam os riscos de contaminação por vírus e bactérias.
• Forre o colchão com capa impermeável, retire do quarto das crianças tudo o que acumula poeira e não use produtos de limpeza com cheiro forte. Assim, você evita crises de bronquite, asma e rinite, comuns nessa época do ano.


Tudo para sua viagem de carro
Se você vai aproveitar as férias de julho para unir o prazer de dirigir com o de viajar com a família, aqui você encontra tudo o que você precisa saber antes de colocar as rodas na estrada. Afinal, poucas coisas são mais frustrantes do que ver as férias dos sonhos se transformarem em um verdadeiro pesadelo.
Nossas dicas mostram coisas fundamentais, como a revisão do carro antes da viagem ou os cuidados com a bagagem, até itens que visam facilitar a sua vida e tornar o trajeto ainda mais agradável. E, para quem acha que tanto cuidado é exagero, nossos testes de pista mostram o que um carro desalinhado, com pneu descalibrado ou careca podem provocar. Boa leitura e boa viagem!

A Importância da Revisão
O mês de julho está chegando e, com ele, as tão aguardadas férias de inverno. É hora de planejar roteiros e despesas para curtir um momento de lazer sem preocupações. Mas para evitar riscos ou inconvenientes durante o trajeto da viagem, é importante que seu automóvel esteja em ordem.
Preparamos uma lista de itens importantes a serem checados antes de cair na estrada, mesmo para quem segue a rotina de manutenção recomendada pela fábrica. Contudo, atente ao tempo: a revisão não deve ser feita na véspera, já que se houver necessidade de substituição de alguma peça, muias vezes é impossível fazer isso de um dia para o outro. Confira:

Pneus
Não se esqueça de incluir o estepe na inspeção. No caso de haver uma ou mais bolhas, substitua imediatamente a unidade: é um indicativo de dano estrutural irreversível na carcaça, havendo sérios riscos de explosão, principalmente na estrada – onde o pneu é exposto a uma temperatura maior, elevando sua pressão interna.
Desgaste irregular na banda de rodagem é um indicativo de desalinhamento da suspensão, ou de uso de pressão inadequada no pneu por longos períodos. De acordo com a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, os sulcos devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade. É pouco se comparado a um pneu novo, com 8mm em média. Eles são vitais para a correta drenagem na banda de rodagem no caso de chuva, prevenindo a temida aquaplanagem.
Cheque a pressão de todos os pneus, e atente à quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição.

Rodas
Em rodas de ferro, procure amassados. Se a pressão de um pneu estiver mais baixa que os demais, é provável que a roda esteja amassada, permitindo a fuga de ar. O reparo é simples e pode ser feito por um bom borracheiro. Em rodas de liga, atente a quebras e trincas. Dependendo do caso, sua substituição pode ser necessária.

Triângulo, macaco e chave de roda
Não confira apenas se os itens estão no carro. Faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve pra nada, por exemplo.

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas
Muitas vezes são deixados de lado. O pior é que seus sintomas costumam aparecer somente em velocidades mais altas: vibrações ao volante, no caso de uma roda desbalanceada; ou direção desalinhada (o carro puxa para um dos lados), no caso de alinhamento fora das especificações de fábrica – que pode ocorrer quando o carro acerta um buraco ou a calçada.

Barulhos na suspensão
Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na autorizada. As condições de nosso pavimento podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão.

Fluidos
Na estrada, o motor é submetido a um esforço maior que no ciclo urbano. Por isso, é importante checar o nível, a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros, bem como a presença de vazamentos: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex). Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não há mal em adiantá-lo.

Sistema elétrico
Confira se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente. Substituir uma lâmpada queimada é algo rápido, e pode prevenir um acidente.

Sistema de limpeza dos vidros
Além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, confira o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Se estiverem ressecadas, não farão o escoamento adequado da água. No dia da viagem, limpe bem os vidros: a sujeira reflete luz e dificulta a visão. Em carros sem ar-condicionado, não é má idéia levar um pano de algodão e um spray anti-embaçante. Na chuva farão grande diferença.

Outros itens
No caso de você não ter seguido as revisões por um motivo ou outro, confira também o estado destas peças, seja na concessionária ou em uma oficina especializada. São itens que podem estar funcionando aparentemente bem, mas que poderão apresentar falhas ao serem submetidos ao esforço maior do uso rodoviário: ??Sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas e a correia dentada do motor, bem como seus respectivos rolamentos.

Excesso de carga e objetos soltos representam riscos aos ocupantes
Manter a visibilidade em toda a área envidraçada é apenas o primeiro dos cuidados que o motorista precisa tomar com a bagagem no veículo. Algumas situações podem colocar em risco os ocupantes do automóvel e exigem precauções, mesmo que não causem infrações ao código de trânsito. Confira a lista que preparamos, e não deixe que sua bagagem vire uma mala sem alça.

Perigo à solta
No caso de um acidente, todos os objetos soltos dentro do carro serão arremessados pela inércia, multiplicando o seu peso. Nessa situação, malas e recipientes carregados representam um grande risco aos ocupantes, ainda que eles estejam utilizando cinto de segurança, principalmente em impactos fortes ou capotagens. Coloque no porta-malas tudo o que puder, e não dispense a tampa que isola o compartimento.
Contudo, não subestime os objetos pequenos e leves: um simples estojo de óculos largado sobre o painel pode ser o causador de uma catástrofe. Basta que ele caia no assoalho, próximo aos pedais do motorista – dificultando ou impedindo o acionamento dos mesmos.

Peso-pesado
Ao carregar vários passageiros e suas respectivas bagagens, o motorista precisa ficar atento. Nesta condição, a calibragem dos pneus recomendada pela fábrica é diferente, e deve ser checada no manual do proprietário. Dependendo do peso carregado, vale a pena conferir o índice de capacidade de carga dos pneus, que está gravada nas laterais dos mesmos, ao lado do código de velocidade.
Não se esqueça de fazer a calibragem com os pneus ainda frios, nos primeiros quilômetros após sair de casa. Com o aumento da temperatura da carcaça o ar se expande, causando um aumento de pressão que levará a uma calibragem incorreta.
Com muita carga, a atitude ao volante também deve sofrer mudanças: um grupo de cinco adultos representa quase 50% do peso de um compacto de entrada. O potencial de aceleração, frenagem e contorno de curvas é reduzido drasticamente, requerendo maior planejamento nas manobras de ultrapassagem e atenção triplicada nas descidas de serra.
Nestas condições, o condutor deve estar atento ao primeiro sinal de superaquecimento nos freios: o pedal começa a ficar mole e com curso cada vez mais fundo. Caso isso aconteça, o carro deve ser parado por alguns minutos no primeiro recuo seguro que for avistado; e o fluido de freio precisará ser substituído assim que possível.
Com tanta massa a bordo, a distribuição de peso sobre os eixos também muda bastante. O comportamento do carro fica diferente, e até o alinhamento dos faróis sofre alterações. Alguns modelos possuem regulagem vertical do facho, normalmente localizado no painel, à esquerda do volante.

Melancia sobre a cabeça
Nem sempre é possível colocar toda a bagagem dentro do porta-malas. O compartimento externo de teto é uma opção típica e dentro da lei aos viajantes, embora não seja o ideal e exija precauções extras. Mas antes de mais nada, confira se a sua instalação não irá quebrar a garantia de fábrica do seu automóvel; para não ter surpresas desagradáveis e tardias.
Os bagageiros devem respeitar o limite de altura imposto pela legislação, de 40cm de altura - que vale também para pacotes improvisados com lona e cordões. A instalação de ambos deve ser rigorosa, pois a pressão aerodinâmica acima de 80 km/h é muito forte, e qualquer parafuso frouxo ou entrada de ar no pacote pode iniciar uma verdadeira bola de neve. O ideal é parar ocasionalmente para checar o aperto e a fixação da bagagem de teto, sempre em locais seguros e com circulação de pessoas, como postos de gasolina.
A concentração de peso no teto alterará o centro de gravidade do veículo, e fará o carro balançar mais em curvas e mergulhar mais em frenagens; exigindo uma direção ainda mais cautelosa do motorista. A conta do combustível também ficará mais salgada - 20% em média – pois o bagageiro é uma enorme barreira que reduz a eficácia aerodinâmica e assim aumenta o consumo.
Por isso, vale a pena revisar a bagagem que está sendo levada para decidir se vale mesmo a pena carregar tanto peso sobre a cabeça.

Fonte: Jornal Extra/QuatroRodas

publicado em 06/07/2013
Henoá Venzi Sales
Técnico em Segurança do Trabalho na empresa RDJ Engenharia LTDA
Prestadora de serviço na Samarco Mineração – UBU Anchieta-ES
  
    Comente!
 
 topo
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com