...............................................................................................................................................................
Fique Sabendo
Moradores de Benfica elegem nova Associação de Moradores do bairro - 16/06/2013

2971 acessos.

Na foto, parte da nova AMBB, Joselito Martins, Sidimar Damasceno, Andréia Fernandes, Carlos Alberto Mendes, Aline Junqueira, Marângela Romão, Denilza de Paula, Regiane Silva, Madalena Antônia, Maria Rita dos Santos.
Faltaram aqui, Vera Lúcia, José Antonio Enídio, Rô Campos e Dirceu Araújo, .

Realizada em 16 de junho, no Centro Cultural de Benfica, eleição para nova Associação de Moradores do Bairro Benfica (AMBB). Concorreram duas chapas e compareceram no local, 738 eleitores, havendo apenas 2 votos nulos.  A chapa 2 foi a  vencedora, com 423 votos. O grupo intitulado "Benfica bem melhor", surgiu na internet através de um site de relacionamento para colocar os problemas e necessidades do bairro, aproximando efetivamente algumas pessoas que logo decidiram colocar a "mão na massa", partindo para uma ação fora do virtual. Discutindo propostas e ações, formaram uma chapa para disputar a eleição. São eles os membros da atual AMBB: Aline Junqueira, Denilza De Paula, Sidimar Damasceno, Madalena Antônia, Carlos Alberto Mendes, Rô Campos, Andréia Fernandes, Marângela Romão, Dirceu Araújo, Regiane Silva, Maria Rita dos Santos, Vera Lúcia, José Antonio Enídio e Joselito Martins. A posse será no dia 6 de julho, ás 16h, no Centro Cultural de Benfica.

A maior proposta do grupo "Benfica bem melhor" enquanto atuarem como Associação de Moradores do Bairro Benfica é o desenvolvimento comunitário por meio do esforço conjunto dos membros da comunidade fortalecendo os potenciais social, econômico e ambiental de uma região e ampliar a qualidade de vida dos seus habitantes. A comunidade torna-se protagonista de seu próprio desenvolvimento a partir das seguintes iniciativas: mobilização comunitária; construção coletiva do conhecimento; criação e manutenção de espaços de participação; valorização dos talentos e recursos locais e articulação intersetorial. Todos ganham porque qualifica o diálogo com o poder público, quebrando a relação de "favores" ou "balcão" com a comunidade e promovendo o exercício da cidadania participativa.

Confira abaixo as lutas e compromissos que esse novo grupo se propõe a defender.

LUTAS

Saúde: Policlínica funcionando plenamente com médicos especialistas; um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para atendimento adequado aos casos de transtornos mentais e dependência química; mais médicos e funcionários na UPA Norte para dar conta do alto fluxo de pacientes.

Segurança: Policiamento nas áreas mais propensas a conflitos, furtos, venda e consumo de drogas, incluindo as portas das escolas; maior entrosamento entre a polícia e comunidade.

Educação: Ampliação da rede pública, principalmente infantil e do ensino médio; buscar parcerias e convênios para oferecer cursos técnicos e profissionalizantes; negociar com faculdades projetos de extensão com os alunos de Benfica e região.

Mobilidade: Alteração no trânsito amplamente discutida com a comunidade; pista de caminhada e bicicleta, com equipamentos no Acesso Norte até Benfica; educação e consciência no trânsito.

Ambiente: Coleta seletiva; educação ambiental; mais lixeiras; poda e plantio de árvores; maior cuidado com o córrego Três Pontes, via férrea e entorno.

Urbanização: Asfalto, calçamento, equipamentos públicos, limpeza, rede de captação de águas pluviais (bocas de lobo), abastecimento de água e iluminação são lutas permanentes da associação, tanto para aquisição quanto para manutenção.

COMPROMISSOS

Reabrir a sede da associação dos moradores que fica perto da praça Jeremias Garcia (Diogo Álvares), revitalizar o terreno, recuperar as instalações e trabalhar para a construção de um Centro Comunitário.

Comunicar periodicamente aos moradores por meio de informativo próprio, da imprensa local, com horários de reuniões e de atendimento à população.

Valorizar Benfica com eventos sociais, culturais e esportivos que reúnam todas as faixas etárias, utilizando estes acontecimentos também para divulgar nossas ações e mobilizar a população em torno de causas importantes. Ex: caminhada no acesso norte para chamar atenção das autoridades sobre a falta de calçada.

Formação comunitária em elaboração de projetos, captação de recursos, inserção no orçamento público, economia solidária, além dos temas relevantes para a comunidade ganhando mais força nas instâncias de participação (conselhos, audiências, etc) como também em relação ao poder público.

Trabalhar de forma integrada com outras entidades, associações comunitárias do entorno de Benfica, comércio e indústrias locais, como também junto às organizações que já atuam na região.

Promover a participação dos moradores e comerciantes nas decisões da associação, principalmente nas questões mais polêmicas.

 
Cacau, locutor da Rádio Trans FM em Benfica, na véspera das eleições, entrevistou os representantes  das chapas candidatas...
Veja como foi!
  
    Comente!
 
  
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com