.................................................................................................................................................................
Fique Sabendo
Academia Over Jazz completa 25 anos - 15/10/2012

5182 acessos.

A Academia Over Jazz brilhou no palco do Cine-Theatro Central, no último sábado, 13 de outubro, num espetáculo maravilhoso que comemora os 25 anos de dedicação e persistência. A escola do bairro Benfica, Zona Norte de Juiz de Fora, já foi premiada no Festival de Dança do Rio de Janeiro (2002), realizou espetáculos em cidades do interior de Minas, pelo projeto Trilhas da Cultura (2003), e levou mais de oito mil alunos de escolas públicas ao teatro, pela Lei Murilo Mendes (2004 e 2006).

Tudo começou um 1987, quando a idealizadora da escola, Elenize Seguro, aos 19 anos, passou a dar aulas de dança no antigo clube ABCR, em Benfica. Com formação clássica, a professora ensinava a técnica junto a jazz e dança moderna. O trabalho, mesmo sendo desenvolvido na periferia de Juiz de Fora em uma época que as escolas tradicionais eram hegemônicas, consolidou-se cada vez mais. As apresentações antes realizadas em palco montado no pequeno clube de bairro ocuparam o centro e outras cidades. Em 1994, a escola subiu ao tablado do Cine-Theatro Central em Juiz de Fora. No ano seguinte, obteve coreografia premiada pelo Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora, organizado pelo reconhecido bailarino James Melandre.

As alunas que se destacaram e optaram por seguir em frente, aperfeiçoaram-se tecnicamente e formaram o grupo Over Jazz em 1999, quando realizaram a primeira apresentação profissional em parceria com o Grupo de Teatro Mendes Gutierrez, dobradinha repetida em 2000. Um ano depois, a escola reafirmou o seu compromisso com a região onde trabalha, desenvolvendo o Projeto Bolsista, concedendo descontos e até isenção a crianças que estudam na rede pública de ensino com renda familiar baixa.

Pela escola já passaram muitas meninas. Algumas, hoje, são formadas em educação física e atuam como professoras e coreógrafas. Seis delas permanecem juntas no grupo profissional e desenvolvem trabalhos em parceria. Elenize, aos 44 anos, acredita que o diferencial da academia é o trabalho popular. "Para nós, que moramos longe, era muito difícil ser bailarina. Nosso sucesso se deve a todas as alunas e suas famílias porque elas abraçaram a escola e nos tornamos uma família só. Tivemos apoio e respeito da comunidade. Nós viajamos, fazemos espetáculo no centro, mas a nossa casa é a Zona Norte", destaca a fundadora da Academia Over Jazz que atualmente tem seu próprio palco no Centro Cultural de Benfica.

Essa história é contada no espetáculo Over Jazz: 25 anos, com direção e coreografia de Elenize Seguro e, ainda, cenário e projeção do artista plástico Lúcio Rodrigues. Reune o grupo profissional, alunas avançadas da academia, do Projeto Bolsista e do Projeto Ceartes (Instituto Jesus), conta com a participação dos coreógrafos Tjiago Manhães (RJ), Waldéa Dornelas (JF) e Frederico Crochet (JF). Os figurinos são de Maria Rita da Silva Seguro, iluminação de Paulinho Luz Azul e sonorização do Grupo Natureza.

"Quando olhamos para trás, nossas realizações e frustrações, não imaginávamos naquela época que faríamos tanta coisa", comenta Elenize.

Maiores informações:
Elenize Seguro, fundadora da escola: 8833-7125
Aline Junqueira, jornalista e diretora do Centro Cultural de Benfica: 8842-1443

  
    Comente!
Comentários:

Hilmara Souza - Benfica - Juiz de Fora - 20/10/2012
Faço parte desse grupo há 8 anos e achei esse trabalho excelente, parabéns!

Elaine Aparecida Seguro Santos - Nova Era - Juiz de Fora - 18/10/2012
Agradecemos a todos que nos prestigiaram por todos esses anos e esperamos completar mais 25 anos!!!!!

Márcia Brasil - Juiz de Fora - 18/10/2012
Conhecendo um pouquinho da sua história e trajetória pelo mundo da dança, só temos que parabeniza-la. Você merece todo o nosso respeito e admiração.

James Fernando - Barcelona - 17/10/2012
Muito emocionante receber essa linda notícia dos 25 anos do Grupo Over Jazz, grupo que ao longo de todos esses anos tem feito parte de nossas vidas, nos inspirado, nos emocionado e colocado cada um de nós em contato com o movimento, a música, o ritmo, nos tem feito entender melhor a dança, o alcançe, os limites do corpo e principalmente nos tem possibilitado muitas vezes ver o mundo com olhares disciplinados, dedicados e bastante sensíveis. Elenize Seguro, parabéns por dedicar sua vida a este lindo projeto e ser tão capaz assim como todos os que estão ou estiveram junto a você. Vi muitos de seus espetáculos e tenho certeza que estou perdendo este que deve ser mais um de seus excelentes trabalhos. Mas também fico muito feliz que mais uma vez o Benficanet nos permite viver um pouco de tudo isso com vocês. Que sorte temos que existam pessoas como vocês com grande compromisso com a Arte, informação e com esse desejo tão interessante pela beleza. Um abraço Grande.

Miguel Ribeiro Gomide - Centro - Juiz de Fora-MG - 16/10/2012
Elenize, diz o ditado de autor desconhecido:\"pensa em grande, e teus feitos vencerão; pensa em pequeno e irás direto ao chão\". Sua iluminada trajetória emociona pelo seu exemplo de persistência, espírito de equipe, competência, tenacidade e autoconfiança. Dessa forma, serás sempre uma Elenize Seguro, de 19 anos, segura de seus passos na dança e na realização de seus projetos. Emociona também pelo reconhecimento ao berço de raiz, além da fama. Critério sincero de retribuir o afeto e o carinho no âmago de seus vínculos sentimentais.Tudo isso é que faz o progresso e o desenvolvimento de Benfica, resguardando suas tradições culturais. Parabéns extensivos aos que compõem a Academia Over Jazz em seus 25 anos de excelentes atividades e também à jornalista Alessandra Patrícia, Editora do Portal Benficanet, profissional de comunicação, propagando diuturnamente o progresso e o desenvolvimento deste acolhedor bairro-cidade: Benfica.

Elenize Seguro - Benfica - 16/10/2012

Obrigada pelo apoio e carinho. Nosso sucesso se deve ao apoio de profissionais como vocês.

Alessandra Patrícia (Benficanet) - 15/10/2012
Um espetáculo encantador que nos emociona e permite conhecer a bela história do grupo. Parabéns a todos que se envolveram neste trabalho maravilhoso!
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com