...........................................................................................................................................................................
Fique Sabendo
Estudantes visitam área reflorestada no Parque da Lajinha -  21/03/2012

O Dia Mundial da Floresta está sendo comemorado nesta quarta-feira, 21, pela Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora (Agenda JF), com duas caminhadas ecológicas envolvendo adolescentes em áreas beneficiadas pelo programa Cidade Verde. A primeira aconteceu pela manhã e contou com a participação de 46 alunos do Colégio São José (vinculado ao Instituto Vianna Júnior), que visitaram uma parte do Parque da Lajinha que estava degradada, mas que já recebeu 25 mil mudas de árvores frutíferas e nativas, numa área total de 30 hectares.

A Semana Florestal acontece até sexta-feira, 23. As caminhadas contam com a presença de técnicos, que explanam sobre educação ambiental e orientam sobre o programa Cidade Verde. Ainda na tarde desta quarta-feira, às 13h, está prevista a visita de alunos do Colégio Santa Catarina; e, às 15h, da Escola Municipal Jesus de Oliveira. No dia 22, a caminhada acontecerá na Floresta Municipal do São Damião, com turmas saindo às 8h da Escola Municipal Cecília Meireles; e às 14h30 da Escola Estadual Duque de Caxias e da Escola Estadual Fernando Lobo (alunos do Poupança Jovem).

No dia 23, a caminhada será na Floresta Municipal do Verbo Divino. Os participantes irão sair às 8h, da sede do programa Pequenos Jardineiros, no Novo Triunfo; às 14h30, mais alunos do Poupança Jovem se encontrarão na Escola Estadual Maria Alba e na Escola Estadual José Freire para percorrer o local, que está sendo reflorestado.

De acordo com o superintendente da Agenda-JF, Aristóteles Faria, a ideia de convidar adolescentes para conhecer o projeto está relacionada ao fato de as mudas estarem ainda jovens também – elas crescem no período de cinco a oito anos. “Infelizmente, para destruir leva-se apenas um dia”, observou Faria, apontando para uma palmeira que foi cortada por um cidadão com objetivo de encontrar palmito em seu caule. “Além do corte irregular, há as queimadas”, lamentou.

O trabalho de reflorestamento desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Agenda JF, teve início em 2009, com a previsão do plantio de 137 mil mudas, inicialmente, em diversas áreas da cidade. No total, 106 hectares da região urbana da cidade vão receber o plantio de árvores, o que equivale a 286 campos de futebol.

Até o fim de 2011, a expectativa é alcançar 100 mil mudas plantadas. A iniciativa tem o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que fornece as mudas, o cercamento, adubos e consultoria técnica. Importa ressaltar que, além da importância que estas áreas têm, por força de decreto municipal, elas apresentam função ambiental e são consideradas Áreas de Preservação Permanente por apresentarem altas declividades, localizadas em topo de morro ou por abrigarem nascentes ou cursos d'água.

Nas áreas denominadas Florestas Municipais, deve ser feito um trabalho de conscientização para a entrega simbólica destas áreas para a população do entorno, tornando-a responsável, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, pela preservação das mesmas.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Agenda JF, pelo telefone 3690-8143. AGENDAJF

Fonte: pjf.mg.gov.br

2139 acessos

  
    Comente!
 
 
Confira todos acontecimentos clicando aqui!
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com divulga - contato@benficanet.com