..............................................................................................................................................................
Fique Sabendo
Zona Norte terá Praça dos Esportes e da Cultura
Um espaço de atividades públicas visando a promoção da cidadania - 03/08/2012

3431 acessos.

Juiz de Fora foi uma das cidades selecionadas para receber o projeto Praça dos Esportes e da Cultura (PEC). Os novos equipamentos urbanos serão instalados nos bairros Araújo, na Zona Norte, e Santa Efigênia, Zona Sul, com a função de integrar e atender toda a região no entorno.

A implantação das PECs faz parte da fase 2 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e serão executadas com recursos do Governo Federal repassados aos entes federados, que são responsáveis pela realização das obras e pela posterior gestão do equipamento.

A PEC da Zona Norte será montada na Praça Almirante Tamandaré (Avenida JK – em frente à Imbel). Estruturadas para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas, projetos socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho, as PECs de Juiz de Fora terão 7 mil m² cada. Conforme o projeto apresentado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e aprovado pela União, elas vão contar com salas multiuso, biblioteca com telecentro, cineteatro com 125 lugares, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, quadra poliesportiva coberta, quadra de areia, jogos de mesa e pista de caminhada, além de um Centro de Referência em Assistência Social (Cras). A previsão é que os serviços fiquem prontos até abril/2013.


A convite de Lúcio Rodrigues, artista plástico e diretor do Centro Cultural de Benfica (CCB), já integrante do Grupo Gestor da PEC da Zona Norte, o Benficanet esteve na primeira oficina do projeto, que aconteceu no dia 31 de julho no CCB. Os participantes receberam orientação de Joana D’arc e Raimundo do Carmo, da Secretaria de Assistência Social, além da participação de Sérgio Vasconcelos, representante da Funalfa e Walmor, representante do projeto REWL s.c.

Iniciando a oficina, foi exibido o filme "Benfica da Gente" (2007), dirigido pelos jornalistas e moradores do bairro Aline Junqueira e Fernando Rocha, um documentário que conta a história e mostra a realidade de um dos bairros mais expressivos de Juiz de Fora e seus arredores. Essa exibição proporcionou uma reconstituição de partes da história local relacionadas pelos próprios moradores. Logo após formou-se uma roda para apresentação, discussão e sugestões sobre a implantação da PEC e as formas de mobilização que farão funcionar esse novo espaço de atividades públicas, que busca acrescentar valores de convivência e diluição da violência, a conscientização da própria comunidade e sua realidade, além de possibilitar o surgimento de novos talentos e valorização dos já existentes.

Moradores, trabalhadores do bairro, instituições e entidades atuantes na comunidade, serão bem vindas para compor essa gestão que somente terá bons resultados com a participação de todos, potencializando o uso e a sustentabilidade da PEC.

  
    Comente!
Comentários:

Izabel Cristina Dutra - Monte Castelo - Juiz de Fora - 11/09/2012

Toda iniciativa que possa amenizar os efeitos do crescimento desse bairro e possa ajudar a população a vencer os conflitos advindos dos problemas sócio-econômicos é digna de aplausos.
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com