...........................................................................................................................................................................
Fique Sabendo
BIBLIOTECA PROMOVE EXPOSIÇÃO NO MÊS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO - (16/08/2011)

A Biblioteca Municipal Murilo Mendes promove, de 10 a 31 de agosto, a exposição: SINAIS DO TEMPO EM IMAGENS E LETRAS.
A mostra envolve 10 imagens antigas e 10 imagens atuais, mostrando a transformação da paisagem urbana em diferentes ruas centrais de Juiz de Fora. Junto às fotografias, um texto de autoria de um escritor da cidade, chama a atenção sobre o lugar e como ele era no passado.
A exposição foi inspirada no calendário 2008 (Nossas Ruas) do jornal Tribuna de Minas, e mostra cenas antigas e atuais da Avenida Rio Branco, Rua Halfeld, Avenida Getúlio Vargas, Rua Santo Antônio, entre outras.
As imagens antigas são copiadas do Álbum do Município de Juiz de Fora, de Albino Esteves, do Photo Nestor, Foto Jorge Couri e acervo do Museu Mariano Procópio. As imagens atuais foram produzidas pelo fotógrafo da TM Roberto Fulgêncio.
As citações foram selecionadas a partir do livro LETRAS DA CIDADE, de Leila Barbosa e Marisa Timponi. Os pequenos textos são de autores como Pedro Nava, Murilo Mendes, Rachel Jardim, Austen Amaro, entre outros.
Segundo Vanderlei Tomaz, que participou na época da elaboração do calendário e é o atual coordenador da BMMM, “a exposição acontece no mês em que reverenciamos o patrimônio histórico nacional e pretende mostrar o testemunho literário de nossos escritores sobre as mudanças que a cidade sofreu em sua paisagem central”.
Junto à exposição, uma máquina fotográfica dos antigos lambe-lambe, feita com material reciclável, construída por Vanderlei, mostra no seu interior uma cena antiga da cidade, por meio de um olho mágico.
A biblioteca está localizada na Praça Antônio Carlos, s/nº - centro. A mostra está exposta no seu Setor de Referência, e fica aberta de 2ª a 6ª feira, de 8h às 20h, e aos sábados, de 8h às 14h. A entrada é franca.

Rua Halfeld (nomes antigos: Rua da Câmara e Rua da Califôrnia)
“Direi entretanto que a Rua Halfeld é uma reta muito comprida, começando às margens do Paraibuna e terminando na Academia do Comércio. Nos dois lados levantam-se casas, sobressaindo, pelo menos no meu tempo de menino, a Livraria Editora Dias Cardoso, uma das minhas delícias de então...” (Murilo Mendes).

Imagens da Mostra Sinais do Tempo
Informações: Assessoria de Comunicação da Funalfa

2924 acessos

Confira outras notícias clicando aqui!
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com divulga - contato@benficanet.com