................................................................................................................................................................
Matéria Especial

3143 acessos.

A PIZZA É ALEMà-  02/12/2011

    
       A palavra "pizza" deriva do vocábulo celta “piscae”. Os celtas eram um povo nômade que a partir da Escandinávia, habitou em ramificações, o norte da Alemanha, França, Espanha, Portugal, Suíça, Hungria e norte da Itália.
     O memorialista Nilo Franck - Promotor de Eventos da Associação Cultural e Recreativa Brasil-Alemanha, de Juiz de Fora-MG – fez minuciosa pesquisa referente à pizza e descobriu que o delicioso alimento é de origem alemã.
     A afirmação consta na revista "Língua.Uol.com.br" em matéria assinada por Mário Eduardo, sob o título "Pizza é Alemã", com o seguinte argumento:
     A palavra nasceu entre os povos germânicos e não na Itália. No antigo idioma alto alemão, a palavra significava “mordida”; “bizzo” ou “ pizzo”, que hoje se diz “bizz”, e no inglês, “bit”.
     O site douglastufano.com.br confirma tal fato ao narrar em matéria denominada "Pizza" com estes detalhes: Ela – a palavra pizza - deriva do antigo alemão – bizzo – que significa, tanto "morder", quanto "bocado"; ou seja, quantidade de alimento que se podia pegar com uma mordida.
     O motivo da pesquisa de Nilo Franck é que ele perguntou-se porque uma entidade de descendentes de alemães, promoveria um evento de degustação com um prato típico italiano e o título em alemão: "Pizza Fest Und Lantern Fest".
     Está justificado. Tanto mais, porque na industrial cidade mineira, os descendentes das imigrações alemã e italiana, de certa forma estabeleceram similitudes inclusive em casamentos. E o grupo de dança Tarantolato sempre é convidado a apresentar-se na tradicional Festa Alemã do bairro Shemeterling – Borboleta – reduto de descendentes de alemães em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Detalhes: nfranck@uol.com.br

M.R.Gomide – jornalista
mrgomide@yahoo.com.br

  
    Comente!
 
 
Confira outras matérias!
© direitos reservados desde 2008 -  benficanet.com - contato@benficanet.com